O que é a Farma Ventures?

A indústria farmacêutica de forma geral é baseada em ciência e inovação, com grande enfoque em pesquisa e desenvolvimento. Dessa forma, o varejo farmacêutico não poderia ser diferente, afinal de contas os varejistas do setor de farmácia também precisam inovar para se adaptar aos novos perfis de consumidor e garantir o seu crescimento.

Lançada em março de 2020, a Farma Ventures é uma iniciativa que veio para solucionar as dores do varejo farmacêutico ao mesmo tempo que desenvolve startups com soluções inteligentes.

Então, para saber o que é a Farma Ventures de fato, descobrir como ela pode ajudar a desenvolver ideias inovadoras, além de levar inovação para as corporações, continue a leitura!

O setor farmacêutico em 2020-2021

De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, houve uma projeção de crescimento do setor entre 4 e 10% de 2020 para 2021, com expectativas de que este seja um bom ano para o mercado farmacêutico. 

É importante dizer que as novas rotinas de trabalho geradas pela quarentena, bem como os novos hábitos de consumo e diferentes comportamentos (como o avanço de videoconferências), já geraram impactos no setor farmacêutico, na Saúde e na economia de modo geral. Assim, foi — e ainda é — preciso que o mercado faça ajustes para atender a essa nova realidade.

Dessa forma, as startups — empresas de base tecnológica capazes de solucionar um problema do mercado — são peças-chave para garantir a transformação inovadora que as organizações buscam.

A Farma Ventures

A Farma Ventures nasceu com o objetivo de levar inovação para o varejo farmacêutico, sendo uma iniciativa pioneira de duas grandes redes de farmácias do país, a Drogal e a Indiana

Mentoradas pela Top Capital, uma boutique de investimentos focada em estratégia corporativa, serviços financeiros e mercado de capitais, as duas gigantes do varejo farmacêutico encontraram no modelo de corporate venture builder da FCJ a solução ideal para movimentar a inovação no setor.

De modo geral, a Farma Ventures une empresas do varejo farmacêutico a startups com soluções inteligentes. Veja como!

O modelo de Corporate Venture Builder 

O modelo de Corporate Venture Builder da Farma Ventures permite levar soluções para empresas do varejo farmacêutico, fazendo com que elas tenham acesso à inovação e a tecnologias essenciais para o seu crescimento. Dessa forma, a Farma Ventures atua em duas vias:

  1. desenvolvendo soluções inovadoras (startups); e
  2. conectando-as a empresas do varejo farmacêutico.

Para as startups, a Farma Ventures oferece estrutura, know-how, canais de mercado, acesso ao ecossistema de inovação, rede de mentores, modelagem e design de negócios, serviços contábeis, jurídicos, de marketing e validação de MVPs (produtos mínimos viáveis), o que ajuda a reduzir a mortalidade desses novos negócios, além dos riscos e custos relacionados à inovação.

Nesse sentido, os empreendedores podem ficar focados no aprimoramento de suas soluções, enquanto a Farma Ventures atua com os processos essenciais para o desenvolvimento sustentável e escalável das startups.

Já para as empresas, a Farma Ventures oferece acesso a novos métodos, processos, produtos, serviços ou até mesmo novas companhias, baseando-se nas soluções de suas startups. Com isso, a organização consegue manter um nível de competitividade, tendo sempre como foco o melhor desempenho de seus negócios.

Pontos de investimento

Buscando impactar o setor farmacêutico, a Farma Ventures investe em soluções como:

1. Automação PDV

Basicamente, os pontos de venda podem ser resumidos em 1) os sistemas ou equipamentos utilizados para oferecer um determinado produto e 2) os terminais utilizados por vendedores ou operadores de caixa.

2. Soluções omnichannel 

São conjuntos de estratégias que visam oferecer ao cliente a melhor experiência por meio de diferentes pontos de contato entre o consumir e a organização, priorizando a coesão entre as plataformas.

3. Gestão de crédito

Aqui entram as soluções capazes de gerir de forma estruturada a concessão de crédito, mantendo sempre o bom fluxo de caixa da empresa.

4. Gestão de preços e estoque

São soluções que visam garantir a precificação correta dos produtos, sustentando o financeiro das empresas, além de garantir a uniformidade do estoque (como tipos de estoque, metodologias de organização, soluções para inventário etc.).

5. Inteligência de mercado

Basicamente, compõem a inteligência de mercado diversas estratégias capazes de coletar dados que poderão se transformar em insights valiosos para as organizações.

6. Gestão de pessoal

São soluções que visam administrar o capital humano das organizações, fazendo com que a empresa cresça de forma consistente aproveitando os seus talentos das melhores formas.

7. Gestão fiscal e contábil

Aqui cabem as soluções que visam gerir as ações e procedimentos relacionados à legislação tributária, além de mensurar, fornecer dados e informações contábeis.

8. Acompanhamento de concorrentes

São soluções voltadas para a análise e monitoramento de todas as companhias que afetam direta ou indiretamente uma determinada empresa.

Sendo assim, a Farma Venture investe em soluções capazes de transformar o varejo farmacêutico, garantindo às organizações uma maior agilidade em suas operações, além de insights valiosos para as tomadas de decisões

Por outro lado, as startups do portfólio da Farma Ventures, além de todos os pontos descritos anteriormente, são mentoradas de forma a gerar um crescimento escalável e um futuro exit.

Você tem dúvidas sobre como a Farma Ventures pode ajudar a sua organização a inovar ou como ela pode desenvolver a sua solução inteligente? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.