Cadastrar Startup

Inovação e tecnologia a favor do diagnóstico e prevenção do Câncer de Mama

Outubro chegou ao fim e a campanha do outubro rosa também. Mas vale lembrar que o câncer é uma doença que afeta milhares de pessoas diariamente e infelizmente continua. Por isso, hoje vamos falar sobre as formas que a tecnologia e a inovação impactam cada vez mais positivamente no tratamento contra o câncer de mama.

As campanhas do outubro rosa e a inovação

Investir em inovação na saúde é algo bastante estratégico. As inovações tecnológicas na área aceleram o desenvolvimento econômico e melhoram significativamente a qualidade da assistência médica. A medicina tem se atualizado cada vez mais e a internet, a tecnologia e a inteligência artificial são os pilares para essas inovações tão importantes e significativas. Os aperfeiçoamentos são bastante otimistas e a tecnologia é utilizada desde a realização de laudos médicos e atendimento, até nos exames e nos processos do dia a dia dos profissionais da saúde.

Pensando nisso, levantamos 6 inovações que têm feito a diferença na rotina de profissionais e pacientes em tratamento do câncer de mama. Confira:

1-  Unidades móveis de atendimento

Desde 2003, o Hospital do Câncer de Barretos atua com uma inovação disruptiva e simples em que unidades móveis se deslocam até as regiões mais afastadas para realizar exames de prevenção ao câncer de mama. A proposta surgiu para resolver um problema grave de má distribuição dos mamógrafos em São Paulo e beneficiar a sociedade de modo geral. Hoje, já existem unidades móveis deste tipo por toda a parte, mas vale lembrar que a ação do Hospital do Câncer de Barretos foi pioneira na América Latina, garantindo uma proposta completa de saúde, disseminando a informação e tratamento.

2-  Telemedicina – E-Doutor

A telemedicina já faz parte do cotidiano de forma intensa e é utilizada para acompanhamento das pacientes após o tratamento, para checar se está tudo bem, checar exames, questionamentos dos pacientes e etc. É uma tecnologia muito utilizada atualmente e veio para ficar. Principalmente durante a pandemia, mostrou-se uma excelente opção, evitando o deslocamento até a clínica e despesas. A telemedicina também é utilizada na psicologia, na fisioterapia e realiza um belíssimo trabalho. Na fisioterapia são realizadas teleorientações dos enfaixamentos, massagens e etc.

Ah! Lembrando que aqui na Farma Ventures nós temos a E-Doutor que é uma startup com uma solução de telemedicina e estamos prontos para ajudar você e sua rede de farmácias / empresa a utilizar e implantar o sistema para seus colaboradores. Conheça mais clicando nesse link

3-  Gerenciamento de Terapia de Medicamentos (GTM)

Em 2020, a Doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela UFMG, Maria Ângela Ribeiro que também é farmacêutica e professora, implantou e sistematizou o GTM no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. O serviço é ofertado a pacientes com câncer do HC-UFU e garante o acompanhamento clínico semelhante a todas as outras profissões, sendo compreendido por médico e enfermeiros. No GTM, é utilizado o Pharmacotherapy workup (PW), onde o profissional analisa se o medicamento indicado é eficaz, seguro e se o paciente em questão pode ou deve aderir ao tratamento. Feito isso, o farmacêutico detecta os possíveis Problemas Relacionados ao uso com Medicamentos (PRM) e atua na resolução dos problemas encontrados, evitando suspensões e baixa adesão ao tratamento do paciente com câncer.

4-  Tomossíntese mamária 3D

O Exame Tomossíntese Mamária 3D é uma tecnologia de última geração. Realizado em 3D, esse procedimento permite observar o tecido mamário em cortes transversais a partir de 0,5mm de espessura. Durante o exame é realizada uma “varredura” e, uma série de imagens sob diversos ângulos que reconstroem a imagem mamária num formato tridimensional são produzidas a partir daí.

Em aparelhos mais modernos, as tomografias utilizam, inclusive, de dados tridimensionais e volumétricos altamente sensíveis ao movimento, sendo possível registrar até os movimentos do coração durante o exame.

5-  Plataformas para diagnóstico e acompanhamento do câncer
5.1  – Laudite

Hoje, existem no mercado plataformas altamente eficazes para ajudar não somente no diagnóstico do câncer de mama mas também na detecção de outras doenças. É o caso do Laudite, por exemplo. Essa plataforma oferece reconhecimento de voz inteligente para laudos médicos e facilita significativamente o trabalho dos radiologistas, aumentando sua eficácia É possível até mesmo fazer formatações e cálculos matemáticos na plataforma, por exemplo.

5.2  – We Câncer

Há também no mercado o aplicativo We Câncer, criado por uma startup que oferece uma solução baseada em evidências médicas que possibilita o acompanhamento da evolução clínica de cada paciente a distância, oferecendo mais conforto e cuidado aos pacientes com câncer. Com a tecnologia, há um acompanhamento mais próximo dos sintomas e, portanto, previne-se complicações no tratamento.

6-  Técnica do linfonodo sentinela

Com a evolução das cirurgias do abdômen, as cirurgias robóticas ganharam novas abordagens como por exemplo, a técnica do linfonodo sentinela, onde o cirurgião consegue identificar o primeiro gânglio linfático (estrela do tumor) da mama e realiza uma cirurgia pequena evitando inchaços e retirada de todos os gânglios como era feito anteriormente.

Todas essas tecnologias e processos inovadores são aliados no combate ao câncer de mama e de grande importância ao desenvolvimento do tratamento de saúde. Aliás, vemos inúmeras tecnologias e soluções inovadores sendo aplicadas também no varejo farmacêutico para auxiliar a saúde como um todo da sociedade. Hoje, as redes de farmácia não vendem apenas medicamentos, elas estão se tornando hubs de saúde, serviços e conveniência.

Se você representa uma rede de farmácias e gostaria de conhecer mais sobre tecnologias e inovação para serem implementadas na sua rede, fale conosco através do email contato@farmaventures.com.br ou em nossas mídias sociais e algum de nossos especialistas em inovação terá o prazer em ajudá-lo.